Terceira postagem: A Inglaterra do século XVIII

Primórdios da Revolução Industrial. História dos primórdios da ...



Olá!

Já conversamos um pouco sobre a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII.Essa revolução influenciou enormemente o processo do desenvolvimento econômico mundial.

A principal potência mundial naquela época era a Inglaterra.

Hoje, sugiro a leitura atenta do texto abaixo, que é uma cópia do apresentado neste site: http://www.historialivre.com/moderna/industria.htm

A seguir, peço que pesquisem na Internet vídeos que tratem desse assunto e POSTEM NOS COMENTÁRIOS.

Observação:Alternativamente, você pode ler as páginas 37 a 39 do nosso livro. Este é o link para você baixar o PDF https://drive.google.com/open?id=1n_R0vE0f4ts0O3T2_caMZ8aZ8kg_LBVk


Grande abraço do Prof. Gilberto.

#fiqueemcasa

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A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA (SÉCULO XVIII): A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Revolução Industrial foi um processo acelerado de substituição da produção manual pela produção mecânica. Até meados do século XVIII, a produção de bens industriais era exclusivamente manufatureira, ou seja, uma indústria cuja produção era predominantemente manual. A partir do surgimento de maquinários, que aceleravam a produção, nasceu a Revolução Industrial.

A utilização de máquinas na produção industrial iniciou por volta de 1750, com a utilização da lançadeira volante para tear, criada por John Kay em 1733. Essa máquina ampliou consideravelmente a velocidade da produção. Apesar de produzir em quantidade maior do que a manufatura, essa máquina ainda precisava de trabalhadores capazes de operá-la.
Em 1740, Benjamin Huntsman, inventou o cadinho (também conhecido comocrisol) um recipiente resistente a altas temperaturas e que, portanto, era perfeito para a fundição do aço. A fundição de aço possibilitou a fabricação, em grandes quantidades, de peças em metal que pudessem equipar outras máquinas.

Assim, James Hargreaves, em 1764, inventou a spinning jenny, uma máquina de fiar extremamente veloz. Um ano depois, James Watt aperfeiçoou a máquina a vapor (que originalmente havia sido inventada por Thomas Newcomen, em 1712, com o propósito de drenar água de minas de carvão).  A máquina a vapor de Watt permitiu a criação de maquinários maiores e mais potentes, que necessitavam de um número menor de operários.

Entre 1768 e 1800, uma série de inventos possibilitou o nascimento de uma potente indústria têxtil (tecidos) na Inglaterra. Indústria esta, que tornou a Grã-Bretanha a maior potência mundial da época conhecida como “oficina do mundo” e “senhora dos mares”. “Oficina do mundo”, pois produzia bens de consumo industriais para todo o globo terrestre e “senhora dos mares” por controlar o comércio marítimo mundial.
Em 1808, Richard Trevithick criou a primeira locomotiva a vapor, este invento revolucionou os transportes de cargas. A partir daí, o preço do transporte despencaria, pois os trens possibilitavam o transporte de grandes cargas em uma velocidade consideravelmente mais alta do que a praticada até então.

A Vida dos Trabalhadores

Mas nem tudo eram rosas na Inglaterra industrial. Pois os trabalhadores viviam em péssimas condições de sobrevivência. Até o inicio da Revolução Industrial, os trabalhadores eram responsáveis por realizar todas as fases do processo de produção. Porém, a indústria dividiu os trabalhadores em áreas de atuação. Assim, criaram-se áreas onde os trabalhadores eram responsáveis por realizar apenas uma das partes do processo de fabricação. Isso permitiu ao empregador pagar um salário menor aos trabalhadores.
Também é importante afirmar que as fábricas empregavam homens, mulheres e crianças. As máquinas permitiam que crianças trabalhassem e produzissem tanto quanto um adulto, porém recebendo um salário muito menor. Com isso, as fábricas empregavam famílias inteiras pagando salários muito baixos. Os operários eram obrigados a se sujeitar a essa política já que não existiam leis de proteção ao trabalhador.
Essa situação levou o operariado a uma situação de exploração terrível, que somente melhorou com a organização sindical que, através de paralizações e greves, obrigou os empresários a pagarem um salário melhor a seus funcionários. Por pressão dos sindicatos, o governo inglês foi obrigado a criar leis de amparo ao trabalhador, tais como carga horária máxima (8 horas diárias), salário mínimo e direito a um dia de folga semanal (preferencialmente domingo).

Conclusão

A Revolução Industrial não ficou restrita à Inglaterra, outras nações também se industrializaram, em especial a França. E a principal consequência disso foi o grande êxodo rural que ocorreu nestes países. Milhares de pessoas abandonaram os campos em busca de oportunidades nas cidades industrializadas ou nas minas de carvão (principal combustível da época).
Essas mudanças sociais criaram novas demandas e exigências nas cidades onde a revolução aconteceu. Com isso, surgiram movimentos de contestação à ordem sócio-econômica e política da época, e o principal deles foi o Iluminismo.




Comentários

  1. Aluno: João Vitor Mourão Zorrilha
    Turma: 8º ano A

    https://www.youtube.com/watch?v=jt-o3EBQPMU

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  2. Aluna:Stefane Vitoria Nascimento Norberto Pires
    Turma:8°E
    link :https://youtu.be/pZy_3jMLbIo

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  3. Aluno: Cauã Luiz Cardoso dessunti
    Turma:8° D

    https://youtu.be/gW8IloLp798

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  4. Aluno(a): Eduarda Martinez Salomão
    Turma: 8°F


    https://youtu.be/gW8IloLp798

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  5. Aluna : Helen Cristina Ribeiro da Silva
    Turma: 8 C

    https://youtu.be/qpxaj1XEPko

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  6. interressante como ele explica,slk top demais! link: https://www.youtube.com/watch?v=roGZSpEe91c

    Aluno: Jhonnata Gabriel Lima Dos Santos
    Turma;8 ano D

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  7. Aluna: Geisiane da Silva Pereira
    Turma: 8° c
    https://youtu.be/6eZf03qi0hs

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  8. aluno: Gabriel henrique fernandes da silva

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  9. Aluna: Dara Rebeca Dieter Pereira
    Turma: 8° F

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  10. Gostei de mais dos assuntis dele muito bom
    Link :https://youtu.be/pZy_3jMLbIo

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  11. Aluna:Maria Eduarda Nogueira da Silva
    Turma:8°E
    https://www.youtube.com/what

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  12. Nome:Maria Gabriela De Araújo Morais
    Turma:8°E
    Link:https://youtu.be/T9ISDaRR2KQ

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  13. Nome: Gustavo Dias Dos Santos
    Turma : 8°B
    Link: https://youtu.be/pttqFjh_UU0

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  14. Nome:Caius Lopes Reyes Hanusz
    Turma:8° E
    https://www.youtube.com/watch?v=pZy_3jMLbIo&feature=youtu.be

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  15. Nome:Samuel Vinicius A. De Souza
    Turma:8º E
    https://youtu.be/Y1S7_OD9Viw

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  16. Aluna: Maria Eduarda Nogueira da Silva
    Turma: 8 E

    https://youtu.be/roGZSpEe91c

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