Oitava postagem da quarentena - Organizações dos trabalhadores
Estudo das páginas 45 a 48 do livro Inspire História - Oitavo ano do Ensino Fundamental
THE UPRISING (L'EMEUTE) - Honoré Daumier (1808-1879) |
Olá, pessoal!!
Nesta semana apenas assistiremos ao vídeo abaixo e faremos comentários aqui mesmo no Blog.
Depois de assistir ao vídeo, escrevam o que acharam mais relevante. Também procurem mais informações na internet, como vídeos, textos, sites, imagens e compartilhem aqui para todos nós.
Na semana que vem, faço um resumo e coloco perguntas para serem respondidas.
Um grande abraço!
Saudades. Força sempre!
Professor Gilberto.
Clique aqui para baixar as páginas 45 a 48 do livro: Organizações dos trabalhadores
Clique aqui para baixar as páginas 45 a 48 do livro: Organizações dos trabalhadores
-----
Vídeo da semana: Organizações dos trabalhadores
Sugestão para assistir:
O vídeo tem quase meia hora de duração, pode ser assistido aos poucos, para não ficar cansativo.
Olá aqui e o Erick do 8F
ResponderExcluirComo nós do 8F estamos sem livro eu achei um seite que tem o livro que vc professor usa e nele vc pode usar para saber mais das coisas que vc tiver duvida
Pra que quiser saber como faz isso e vc vai la no video e aperta pra copiar onde está escrito pagina 47 etc e dps vc vai colar no google ai vc vai achar o livro e isso.Eu acho que vai ajudar muita gente se ja tiverem sabendo disso kkkkkkk,obg
Oi. Isso mesmo! As páginas do livro de cada postagem são disponibilizadas exatamente assim. Eu escaneei todo o livro e coloco as páginas em links do me Google Drive. Esses links ficam em azul no texto. Tem um site, da própria editora, que apresenta todo o livro. Mas, não recomendo porque tem muitas anotações que atrapalham os estudos. OK? ;-)
ExcluirPG.45 os operários começaram a se organizar contra as más condições de trabalho, contra a exploração que sofriam nas fábricas e contra as novas maquinas. Para exigir melhores condições de vida e de trabalho, logo se formaram as associações de auxílio mútuo, que eram grupos de pessoas que tinham por objetivos criar um fundo de reserva para ser utilizado pelos trabalhadores nós momentos dificuldade.
ResponderExcluirhttps://youtu.be/36tD12XUsIM
PG.46 o capitalismo pode ser pensado como uma forma de organização social e econômica de uma sociedade, assim como uma ideologia.essa forma de organização teve um longo desenvolvimento histórico,que começou com o crescimento das cidades europeias a partir de baixa idade média,passou pelas expansões marítimas (capitalismo mercantil) e comerciais (capitalismo comercial) do século XV e chegou até a revolução industrial,quando a produção riquezas se deu pela exploração do trabalho dos operários nas fábricas.
Assim, no capitalismo industrial consolida-se a separação entre os trabalhadores, que vendem sua força de trabalho em troca de salário, e os capitalistas que são os proprietários dos meios de produção e que contratam os trabalhadores para produzirem mercadorias. Essas mercadorias são colocados á venda pelos consumidores por um preço maior do que o deu custo de produção, gerando, assim, o lucro. Embora existam diferentes definições e tipos de capitalismo,a ideologia central sistema se baseia na defesa da propriedade privada dos meios de produção,na acumulação de capital,na existência do trabalho assalariado e na livre competição de preços e mercados.
https://youtu.be/yL0R565y0Ig
PG.47 Os primeiros pensadores socialista defendiam modificações na sociedade capitalista,buscando a organização dos trabalhadores em comunidades mais justas e com maior equilíbrio entre os segmentos sociais.entre eles, destacam-se o inglês Robert Owen (1771-1858) e os franceses Saint-Simon (1760-1825) e Charles Fourier(1772-1837).
Essas idéias, porém não foram acompanhadas por medidadas práticas, por um plano para concretizá-las,e eles foram chamados de socialistas utópicos.
https://youtu.be/tBhSwEuxGHA
PG.48 Na época em que as primeiras indústrias têxteis surgiram na Inglaterra, no século XVIII, a Índia era uma das maiores produtoras de tecidos do mundo e exportava para diversos lugares, até mesmo para a Inglaterra.
A chita indiana era produzidas em manufaturas e podiam ser usadas na confecção de diversos tipos de roupas. Os ingleses compravam o tecido indiano para alimentar dia economia e reexportar o excedente (a parte não consumida) para outros mercados coloniais.
https://youtu.be/y-RVHiL3bLU
Aluna:Maria Eduarda Nogueira da silva
ResponderExcluirTurma: 8 ano E
As primeiras lutas operárias, antes inclusive da Revolução Industrial, trouxeram consigo os primórdios da organização. Em 1724, os operários chapeleiros de Paris declararam greve por causa da redução injustificada de seus salários. Criaram, para financiar essa ação, um "caixa de greve". Os primórdios do movimento operário, na Inglaterra, por sua vez, vincularam-se ao movimento democrático radical, por direitos políticos iguais para todos. Filho de um rico comerciante, John Wilkes começou sua carreira política atacando desde seu jornal, o North Briton, o Rei Jorge III, transformando-se no paladino das liberdades civis fundamentais. Logo virou líder de massas em Londres, com grande apóio para seu movimento de reforma democrática. Foi perseguido e detido diversas vezes. A 10 de maio de 1768, uma multidão se reuniu para exigir sua liberdade. A repressão da manifestação provocou seis mortos e muitos feridos.
www2.marilia.unesp.br
Capitalismo e um sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro.
sistema social em que o capital está em mãos de empresas privadas ou indivíduos que contratam mão de obra em troca de salário.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. Karl Marx afirmava que a luta de classes era responsável pela realidade social, e que este conflito inevitavelmente resultaria no socialismo através de uma revolução do proletariado, tornando-se uma fase de transição do capitalismo para um novo modelo de sociedade que não seria dividido em classes sociais hierárquicas, num modelo essencialmente comunista.
httsp://pt.m.wikipedia.org
Enquanto as primeiras indústrias têxteis surgiam na Inglaterra, no século XVIII, a ìndia era uma das maiores produtoras de tecidos do mundo e exportava para diversos para diversos lugares, até mesmo para a Inglaterra. A chita indiana era produzida em manufaturas e podia ser utilizada na confcção de diversos tipos de roupa. Os ingleses compravam o tecido indiano para alimentar sua economia e reexportar o excedente (a parte não consumida) para outros mercados coloniais. Os produtores indianos sofreram um duro golpe com o início da Revolução Industrial: as máquinas inglesas podiam fabricar o mesmo tecido mais depressa e com custos bem menores. Além disso, a utilização do algodão como matéria-prima para os tecidos ingleses contribuiu para diminuir a necessidade da chita. O efeito disso foi devastador para a Índia, que passou, no início do século XIX, de exportadora de tecido indiano para importadora de tecidos inglês. Em 1820, a Índia havia comprado pouco mais de 10 milhões de metros do produto inglês. Apenas vinte anos depois, em 1840, essa quantidade aumentou para mais de 132 milhões de metros. Os preços menores e a facilidade para conseguir tecidos inglês acabaram com a produção de chita. Isso enfraqueceu seriamente a economia indiana, tornando-a cada vez mais dependente da Inglaterra e de sua poderosa indústria.
juarezribeiroa.blogsport.com
Samuel Silva dos Anjos - 8ºB
ResponderExcluirMuitos trabalhadores eram totalmente explorados por seus patrões. Eles ficavam com mais dinheiro de seus lucros que eram ganhos com esforço de seus proletários e os trabalhadores achavam que o problema de tanto desemprego e pobreza naquela época eram as maquinas, então o jeito que eles acharam para acabar com isso eram destruí-las, assim os donos das fabricas precisariam contratar mais mão-de-obra.
O capitalismo foi criado no seculo XV e é um sistema econômico que a maioria dos países aplicaram para conseguir mais lucro, mas muitas pessoas defendiam que esse sistema deveria ter transformações, pois o crescimento de industrializações e o aumento da exploração do proletariado fez com que dois pensadores alemães surgissem (Karl Marx e Friedrich Engels) para mudar a ideia do capitalismo.
No seculo XV a India era uma das maiores produtoras de chita (tecido) e exportava esse chita para vários lugares até para a Inglaterra. Quando começou a revolução industrial foram as maquinas que começaram a fabricar esse tipo de tecido e a India começou a perder força nos mercados coloniais que invés de exportar começou a importar esse produto.
nome: Maria Gabriela de Araújo Morais
ResponderExcluirturma: 8ºE
Os operários chapeleiros de Paris declararam greve por causa da redução injustificada de seus salários.Os primórdios do movimento operário, na Inglaterra, por sua vez, vincularam-se ao movimento democrático radical, por direitos políticos iguais para todos. Filho de um rico comerciante, John Wilkes começou sua carreira política atacando desde seu jornal, o North Briton, o Rei Jorge III, transformando-se no paladino das liberdades civis fundamentais. Logo virou líder de massas em Londres, com grande apóio para seu movimento de reforma democrática. Foi perseguido e detido diversas vezes. A 10 de maio de 1768, uma multidão se reuniu para exigir sua liberdade. A repressão da manifestação provocou seis mortos e muitos feridos.
link:www2.marilia.unesp.br
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. Karl Marx afirmava que a luta de classes era responsável pela realidade social, e que este conflito inevitavelmente resultaria no socialismo através de uma revolução do proletariado, tornando-se uma fase de transição do capitalismo para um novo modelo de sociedade que não seria dividido em classes sociais hierárquicas, num modelo essencialmente comunista.
link:httsp://pt.m.wikipedia.org
Stefane Vitoria Nascimento Noberto Pires 8E°
ResponderExcluirAs primeiras lutas operárias, antes inclusive da Revolução Industrial, trouxeram consigo os primórdios da organização. Em 1724, os operários chapeleiros de Paris declararam greve por causa da redução injustificada de seus salários.O Filho de um rico comerciante, John Wilkes começou sua carreira política atacando desde seu jornal, o North Briton, o Rei Jorge III, transformando-se no paladino das liberdades civis fundamentais. Logo virou líder de massas em Londres, com grande apóio para seu movimento de reforma democrática. A 10 de maio de 1768, uma multidão se reuniu para exigir sua liberdade.Com essa manifestação provocou seis mortos e muitos feridos.
link:www2.marilia.unesp.br
As primeiras indústrias têxteis surgiam na Inglaterra, no século XVIII, a ìndia era uma das maiores produtoras de tecidos do mundo e exportava para diversos para diversos lugares, até mesmo para a Inglaterra.Os ingleses compravam o tecido indiano para alimentar sua economia e reexportar o excedente (a parte não consumida) para outros mercados coloniais.Os produtores indianos sofreram um duro golpe com o início da Revolução Industrial: as máquinas inglesas podiam fabricar o mesmo tecido mais depressa e com custos bem menores. Além disso, a utilização do algodão como matéria-prima para os tecidos ingleses contribuiu para diminuir a necessidade da chita. Em 1820, a Índia havia comprado pouco mais de 10 milhões de metros do produto inglês. Apenas vinte anos depois, em 1840, essa quantidade aumentou para mais de 132 milhões de metros. Os preços menores e a facilidade para conseguir tecidos inglês acabaram com a produção de chita.Isso enfraqueceu seriamente a economia indiana, tornando-a cada vez mais dependente da Inglaterra e de sua poderosa indústria.
link:juarezribeiroa.blogsport.com
Ludismo ou movimento ludita e o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1912, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira Revolução Industrial. Os ludistas protestaram contra a submissão da mão-de-obra humana por máquinas. O ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho. Tanto o ludismo e como Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e suas condições.
ResponderExcluirwww.infoescola.uol.com.br
A palavra marxismo designa dubiamente a doutrina política elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels e o método de análise socioeconômica baseada no que Marx chamou de materialismo histórico dialético, que apresenta como elemento de definição e análise da sociedade e sua produção material.
www.mundoeducaçao.com.br
O anarquismo é uma teoria política que surgiu com o político francês Pierre-Joseph Proudhon e teve grande divulgação com o russo Mikhail Bakunin. Tem como principal característica a supressão total do Estado e a alimentação do capitalismo. A palavra anarquia deriva do grego an(são) e archos(governo).
O pensamento anarquista surgiu com as ideias do político e filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon. Membro do parlamento francês, durante certo tempo, e oriundo de uma família de pequenos burgueses. Proudhon criticou severamente a presença do Estado nas organizações políticas e a aquisição da propriedade privada.
www.brasilescola.uol.com.br
Henrique Demuner dos Santos
ResponderExcluir8°C
Jhonnata
ResponderExcluir8 D
Nome:João Vitor Mourão Zorrilha
ResponderExcluirTurma:8 ano A
Pergunta: quando ocorreu a primeira organização dos trabalhadores no Brasil.
Nome: Lucas Ariel Izidoro Leão
ResponderExcluirTurma: 8° Ano C
Várias revoluções começaram devido as péssimas condições de trabalho e o trabalhadores decidiram sabotas as máquinas pois para eles a culpa era delas , pobres maquinas tinha q dar marretada era nos burgueses safados . E assim no movimento ludista foi se criando a ideia do socialismo que queria trazer mais direitos para o povo o que só veio um pouco depois como leis que impediam crianças de trabalharem .
Ludismo ; substantivo masculino
qualidade, caráter de lúdico.
Socialismo : substantivo masculino [Política] Designação dada a doutrina politico-econômica cujos princípios se baseiam na coletivização dos mecanismos de distribuição, na propriedade coletiva e na organização de uma sociedade sem a separação por classes sociais.
Comunismo; substantivo masculino Sistema político que se baseia na propriedade coletiva (sem propriedade privada), sendo que os meios de produção ou serviços pertencem a essa coletividade; qualquer tipo de governo, sistema social ou organização socioeconômica que utiliza esse sistema.
Diferença entre comunismo e socialismo : O socialismo é um sistema econômico e ideológico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade.
O comunismo, por outro lado, seria o resultado da implantação das ideias socialistas, onde o objetivo principal é a busca da igualdade entre os membros da sociedade. Assim, o governo, que estaria formado pela classe trabalhadora, seria o proprietário principal e teria o poder decisório em todos os assuntos
https://www.diferenca.com/socialismo-e-comunismo/
Nome: Samuel Vinicius A De Souza
ResponderExcluirTurma: 8º E
PG-45:Os operários se organizavam contra más condições de trabalho, contra a exploração que sofriam nas fábricas. Para exigir melhores condições de trabalho, logo se formaram as associações de auxílio mútuo, que servia para arrecadar fundos para ajudar trabalhadores que estavam passando por momentos difíceis.}
PG-46:O capitalismo que começou seu crescimento das cidades europeias a partir da Baixa idade Média, passou pelas expansões marítimas (capitalismo mercantil) e comercial (capitalismo comercial) do século XV e chegou na Revolução Industrial.
PG-47:Os primeiros pensadores socialistas defendiam modificações na sociedade capitalista, buscando a organização dos trabalhadores em comunidades mais justas e com mais equilíbrio entre os segmentos sociais.
PG-48:A Índia era uma das maiores produtoras de tecido do mundo e exportava para diversos lugares, até mesmo para a Inglaterra. A chita indiana era produzida em manufaturas e podia ser utilizada na confecção de diversos tipos de roupas.
Parabéns!
Excluir